Eduardo Schio, business developer e head da Zluri na Nortrez
No atual cenário corporativo, a adoção de soluções de Software como Serviço (SaaS) tornou-se uma prática comum, impulsionada pela possibilidade de eficiência operacional e redução de custos que esse modelo proporciona. No entanto, o gerenciamento eficaz dessas ferramentas SaaS é um desafio que muitas organizações enfrentam. Com a proliferação de aplicativos SaaS, as empresas se encontram em um labirinto de licenças, renovações e sem espaço para pensar na otimização de custos. Gerir o SaaS de forma eficaz no seu ecossistema pode transformar passivos comerciais em ativos estratégicos e dar margem para a empresa investir de forma mais estratégica.
Principalmente após a pandemia mundial da Covid-19, a necessidade e o número de ferramentas SaaS no mercado aumentou exponencialmente, e a abundância de aplicativos SaaS pode ser tanto um bônus quanto um ônus para em empresas. Por um lado, oferece uma variedade de ferramentas para impulsionar a produtividade; por outro, pode levar ao desperdício de recursos com aplicativos subutilizados ou redundantes. Estima-se que 20% dos aplicativos SaaS permaneçam sem uso após 90 dias, e que a grande maioria das empresas possuem mais de 100 aplicativos sendo utilizados internamente, segundo o relatório de 2024 da Saasworthy. Isso destaca a necessidade crítica de um sistema de gerenciamento SaaS robusto que possa trazer ordem ao caos.
A solução para esse dilema reside em plataformas de gerenciamento SaaS que oferecem uma visão centralizada do ambiente SaaS de uma organização. Com ferramentas como a Zluri, você desfruta de recursos como mecanismos de descoberta ativa de aplicativos SaaS sendo utilizados, provisionamento e desprovisionamento automático de licenças e revisões de acesso dos seus colaboradores, maximizando a sua eficiência operacional.
Mas o gerenciamento SaaS eficiente vai além da mera organização de aplicativos; ele transforma passivos em ativos estratégicos. Pagar por licenças mal utilizadas é uma realidade dolorosa que muitas empresas enfrentam. Na verdade, 30% dos gastos globais com software são desperdiçados devido a práticas ineficientes de gestão de licenças, de acordo com pesquisa promovida pela Zluri.
Ao fornecer insights sobre gastos, utilização e redundâncias, as empresas podem tomar decisões informadas que geram economias significativas e aumentam o ROI. Em um mundo onde a agilidade e a adaptabilidade são cruciais, o gerenciamento SaaS emerge como um superpoder empresarial.
Os melhores passos para o gerenciamento de SaaS:
- Estabeleça uma única fonte de verdade para todas as suas licenças de software para mantê-las organizadas. Centralizar todas as assinaturas de software em uma plataforma proporciona uma visão holística para supervisão e coordenação eficientes. Este repositório centralizado agiliza tarefas administrativas, simplifica fluxos de trabalho, facilita a tomada rápida de decisões e aumenta a produtividade.
- Ao aproveitar a análise de dados abrangente, setores responsáveis terão informações valiosas sobre padrões de uso de software, métricas de desempenho e análise de despesas. Esses insights permitem decisões baseadas em dados sobre renovações, atualizações ou rescisões de licenças, otimizando a utilização de recursos de software e aumentando a competitividade.
- O gerenciamento de licenças SaaS garante adesão estrita aos acordos de licenciamento e padrões regulatórios. Ele mitiga os riscos de conformidade, reduz a ameaça de penalidades e fortalece a segurança cibernética monitorando licenças e garantindo que o software permaneça atualizado com os patches mais recentes.
Ao implementar essas etapas, você não apenas otimizará seus gastos com software, mas também desbloqueará um mundo de benefícios, incluindo conformidade aprimorada, maior eficiência operacional e tomada de decisões baseada em dados.
Em resumo, o gerenciamento SaaS é mais do que uma tendência. Está redefinindo a eficiência empresarial. As organizações que adotam e implementam estratégias de gerenciamento SaaS estão bem posicionadas para navegar no complexo ecossistema de aplicativos SaaS e capitalizar sobre suas vantagens. À medida que avançamos para um futuro cada vez mais digital, o gerenciamento SaaS vai ser um diferencial competitivo, principalmente para empresas de grande porte.
Vamos falar mais sobre esse assunto em um webinar gratuito e online. Garanta sua vaga clicando aqui.